Estão abertas até o dia 29 de maio as inscrições para mais quatro cursos do Programa Especial de Formação de Professores em exercício na rede pública de ensino de Rondônia, popularmente conhecido como Plataforma Freire. Os professores interessados devem fazer sua pré-inscrição no site http://freire.mec.gov.br, primeiro passo para concorrer a uma vaga nos cursos.
Serão oferecidas ao todo 150 vagas nas seguintes áreas do conhecimento: Códigos e Linguagens (Letras/Português e Língua Materna Indígena – 50 vagas; Letras/Espanhol – 40 vagas), Ciências Humanas (Ciências da Religião – 40 vagas) e Matemática – 30 vagas.
Os cursos serão oferecidos na modalidade bimodal: aulas presenciais com cronograma especialmente desenvolvido em consonância com o calendário escolar e acompanhamento das atividades propostas pelos professores titulados da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio da web. Os projetos políticos Pedagógicos dos cursos foram desenvolvidos especialmente para aplicação em contextos formativos que têm como foco a valorização das práticas desenvolvidas pelos professores-alunos em seu cotidiano profissional.
Os novos cursos farão uso intensivo das novas Tecnologias de Comunicação e de Informação (TICs) no ensino, com aproximadamente 60% da carga horária desenvolvida por atividades a distância, o que garante flexibilidade de horário e possibilita que a formação adequada de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Os cursos contribuirão para a formação dos professores para aperfeiçoá-los em relação à evolução das ferramentas voltadas para o ensino. Um dos objetivos é formar profissionais capazes de inovar e acompanhar mudanças trazidas por novas tecnologias e adaptar-se a modernização da sociedade, processo esse que começa nos bancos escolares.
A parceria firmada entre a UNIR, Secretaria de Estado de Educação de Rondônia (SEDUC) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação (MEC), integra um projeto estratégico cuja intenção prioritária é contribuir para promover avanços na qualidade da educação básica investindo na formação inicial e continuada do professor.
Plataforma Freire – O curso de Primeira Licenciatura (para professores atuando com formação em nível de ensino médio) terão uma carga horária de até 2.800 divididas em módulos de quatro meses, e os de Segunda Licenciatura terão carga horária de até 1.200 horas divididas em quatro módulos. Cada um dos módulos, por sua vez, estará organizado por temas e disciplinas. A carga horária presencial será cumprida nos pólos de atendimento.
As atividades presenciais e não-presenciais serão subsidiadas por material impresso, articulados com as demais atividades no ambiente virtual de aprendizagem, construída sob a coordenação dos professores da UNIR, em parceria com os técnicos da CAPES.
PARFOR – O Plano Nacional de Formação de Professores para Educação Básica (PARFOR) foi criado pelo decreto nº 6755/2009 com o objetivo de ampliar o acesso dos professores ao ensino superior adequado as normas da LDBEN, em parceria com as universidades públicas.
Os cursos oferecidos pelo PARFOR têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas instituições de ensino que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos alunos, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. Às instituições parceiras (SEDUC e SEMED) cabe garantir aos cursistas condições materiais e financeiras para sua realização, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos-professores neles matriculados. As Secretarias Municipais são responsáveis pela validação das pré-inscrições feitas pelos professores.